.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TOCA... CANTA E ENCANTA... ARTISTA COMPLETO!

            Ubirajara Pires... Grande Artista

Não há como negar a emoção quando ouvimos Ubirajara Pires, o Bira, ora guitarra, bateria, baixo e... voz... Canta como quem Ama... diga-se.

Nascido em Trajano de Moraes, mas foi pela Planície Goytacá que se firmou... em amizades e carreira. Pelo menos... uns trinta anos na estrada.

Aos quinze anos iniciou aprendendo violão num grupo jovem... pode acreditar, desistiu por achar dificil. Ah, mas o professor não desistiu, não! O próprio Bira conta que o Professor Welington, que residia no Rio de Janeiro, insistia em comparecer pelo menos duas vezes por semana em Campos dos Goytacazes para ensinar e entrevistar possíveis jovens de talento, sem qualquer intenção, Ubirajara Pires não entendia o porquê de tal feito. Ora bolas, nós, fãs, ouvintes e amigos, hoje entendemos... abençoado seja o Professor, amém! Abençoado olhar... e bela percepção... Entender pra que, Querido Ubirajara? Nós, plateia, lhe daremos a resposta... resposta esta já exposta em linhas e entrelinhas do seu trabalho. Agradecemos, ora pois, ao Professor, por não desistir!

E assim, ora entre ouvintes, ora em palcos, Bira caminhou... Sua Primeira Banda, a Impressão Digital, Se destacou em eventos pela cidade de Campos e regiões vizinhas... e o Tio Bira, como é chamado carinhosamente pelos amigos-fãs, não parou por aí... participou de inúmeras bandas de diferentes generos musicais, tocou, cantou e encantou as noites campistas... E, num dia, mesmo sabendo que a música é Bira e Bira é a música... resolveu parar... sim... Ubirajara Pires, mesmo com o crescente reconhecimento, decidiu ter mais tempo... não tendo. Como? Bira parado? Sem som? Não combina, não rima com tocar, cantar e encantar...

Dedicando-se a um novo trabalho, também professor e Funcionário Público, distanciou-se da música... ... ...  Ah... Para! Esse tempo passou! Ufa! Ubirajara Pires Continua se transformando em mil mas voltou... voltou pra música... a música, pacientemente, sempre o esperou. Sendo assim, retorno feito! Que seja pelos amigos, que seja pela vontade... Ubirajara Pires continua tocando, cantando e encantando... não para mais... também, um cara desse com influências musicais dos ritmos black and soul Tower of Brown, James Brown e Tim Maia... sem falar de sua completa bagagem musical... pode parar? Nunca!

E assim, o completo Ubirajara Pires, hoje participa de duas Bandas, a 3.0 de Rock Pop anos 80 e a de Rock e Blues Tubarão Martelo... mistura voz, instrumento e composição... e nós ganhamos, mais uma vez! Como fã, plateia e amigo... pois também aprendemos a apreciar o belo, a ouvir o que nos convém! Caro Bira, que venham mais plateia, ideia, palcos, canções... e que nunca mais nos prive do seu encantamento!

Sucesso!

Mônica Braga

Uma de Muitas Composições de Ubirajara Pires

CONDUTA
(Gravada pela Banda Tubarão Martelo Rock and Blues)

Acordo cedo levanto escovo os dentes
Logo vejo a minha frente o meu radio, vou ligar!
Mais cada nota que tocava eu sofria
Já começou mal meu dia e agora vou te falar

Não passou meia hora e acabou meu livre arbítrio
7 rádios diferentes só tocavam o mesmo vicio
A merda feita não tinha pra onde correr
Era viola furada cheia de azeite de dendê

Ninguém vai me dizer
Qual vai ser minha conduta
Não tenho que dar ouvidos
A nenhum

Entro no trampo só um pouco atrasado
O busão tava lotado olha só o que aconteceu
La vem o mala do gerente irritado
Só porque foi promovido vem encher o saco meu
Era parceiro, gente boa até bacana
Isso até essa semana quando ele se promoveu
Hoje humilha os colegas de serviço
esquecendo esse oficio que um dia já foi seu

Ninguém vai me dizer
Qual vai ser minha conduta
Não tenho que dar ouvidos
A nenhum

Saio do emprego quando vejo em minha frente
uma loira magricela que tava no “outdoor”
na mão da bela tinha uma cigarrilha
foi quando entrei na pilha e parei pra pensar melhor
seja gordinha, magra, negra ou morena
o que sempre vale a pena eh a mulher que vou gostar
e não vai ser o sistema a me dizer
que mulher eu vou querer e que cigarro eu vou fumar

Ninguém vai me dizer
Qual vai ser minha conduta
Não tenho que dar ouvidos
A nenhum

Ninguém vai me dizer...

(Ubirajara Pires)




0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home